O Instituto Pró-Livro (IPL) compartilha o artigo “Como despertar prazer nos livros”, publicado na Revista Educação nº 318 (janeiro/2026), que retoma e aprofunda reflexões centrais do Seminário Retratos da Leitura no Brasil. No texto, Rubem Barros apresenta as motivações do encontro e destaca caminhos possíveis para enfrentar o cenário revelado pela pesquisa — marcado pela queda nos índices de leitura — e para reconstruir o vínculo afetivo da população com os livros.
O artigo reúne contribuições de especialistas que apontam a valorização da literatura, o acesso a diferentes linguagens artísticas e práticas culturais como chaves para o despertar do prazer pela leitura, com destaque para as reflexões de Eliana Yunes e Tereza Cristina Aliperte, que reforçam também o papel da família nesse processo formativo. O texto aborda ainda a leitura como direito, ressaltando as falas de Jorge Prado, José Castilho e a boa notícia anunciada por Jefferson Assunção e Fabiano Piúba: a integração das bibliotecas comunitárias ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, um avanço importante para ampliar o acesso ao livro no país.
Ao reunir diagnósticos, experiências e perspectivas, o artigo reafirma a importância de políticas públicas, ações articuladas e do compromisso coletivo para garantir o direito à leitura e fortalecer a formação de leitores no Brasil, em diálogo direto com os desafios evidenciados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.
Confira aqui o artigo completo





