A PLATAFORMA PRÓ-LIVRO
about

O que é a Plataforma

A Plataforma Pró-Livro – lançada em 2017 pelo Instituto Pró-Livro – é uma ferramenta digital destinada à construção colaborativa de um mapeamento de ações de fomento à leitura que são realizadas em todo o Brasil.

Nesse ambiente digital é possível apresentar e compartilhar experiências, projetos, estudos, pesquisas e ideias sobre formação leitora e sobre promoção da leitura e do acesso ao livro. Por meio da Plataforma os usuários podem inserir informações, fazer buscas, pesquisas e participar de fóruns de discussão. A Plataforma é também uma ferramenta que orienta e acolhe a inscrição de projetos para o Prêmio IPL – Retratos da Leitura, além de divulgar e qualificar os projetos premiados.

Objetivo geral: oferecer um mapeamento de ações de promoção da leitura e formação leitora desenvolvidas em todo o país – pelo governo ou pela sociedade civil – para valorizar, divulgar e possibilitar o acesso e o intercâmbio de experiências, estudos e ideias.

Funções da Plataforma

Possibilita o cadastramento e a localização (geolocalização), por meio do preenchimento de formulário digital, com identificação de promotor/patrocinador e/ou responsáveis pela ação; informações sobre beneficiários; natureza da ação; metodologia; objetivos; abrangência; formas de avaliação/resultados e outras informações sobre o projeto, de modo a viabilizar a busca, a divulgação e o intercâmbio de experiências pelos usuários da Plataforma.

O cadastro pode ser realizado:

• por iniciativa do seu promotor (responsável pela ação); ou
  • a convite do IPL.

• A Plataforma Pró-Livro oferece um mapeamento de projetos realizados pelo Brasil. É possível visualizar sua localização por meio do menu Mapeamento de Projetos, via geolocalização, de modo a fazer buscas e pesquisas segundo categorias, natureza da ação e outras informações apresentadas no cadastro do projeto.

Têm por objetivo informar sobre o que acontece na Plataforma (novos projetos, estudos, depoimentos, notícias (de outras mídias), entrevistas, enquetes com responsáveis por projetos ou usuários da Plataforma); notícias sobre o prêmio e os premiados; notícias sobre o IPL, bem como outras sobre promoção da leitura, formação leitora, acesso ao livro, cadeia produtiva do livro etc.

O Prêmio IPL tem edição anual e o regulamento de cada edição pode ser acessado na Plataforma. A abertura das inscrições é amplamente divulgada e devem ser realizadas na Plataforma, no período definido no regulamento. O projeto já cadastrado na Plataforma também necessita fazer a inscrição para concorrer ao Prêmio.

Todos os projetos inscritos no Prêmio e os projetos premiados integram o mapeamento de ações da Plataforma e podem ser conhecidos após a premiação.

Acervo disponibilizado para consulta ou buscas, com estudos, pesquisas, artigos, publicações, referências bibliográficas sobre: formação leitora, comportamento leitor, indicadores de leituras etc., que são informados ou propostos pelos projetos ou pelos usuários da Plataforma e pelo IPL.

Como Funciona ou Como Uso a Plataforma Pró-Livro

- Como cadastrar projetos no mapeamento.
    - Como fazer buscas/pesquisas no mapeamento de projetos.
    - Como pedir ajuda à curadoria da Plataforma.

- Como propor textos, artigos, estudos para a biblioteca.
    - Como fazer pesquisa na biblioteca.

- Como propor notícias, fóruns ou relato de experiências.
    - Como me comunicar com outros projetos.